As diferenças que nos tornam iguais

Publicado: 23/02/2011 em Opinião
Tags:, , , , , , ,

Olhar para si mesmo antes de julgar o próximo. O ensinamento está no livro "O Pequeno Príncipe"

Diferença é aquilo que nos confere características próprias, nos torna seres únicos, amados e odiados. O jeito de se vestir até pode ser parecido com o de outras pessoas, afinal também pertencemos a tribos e seguimos tendências, mas a forma de falar, gesticular, olhar, pensar, amar e agir são distintas de ser humano para ser humano.

Não se julga histórias de amor, tomadas de decisões pessoais ou caminhos escolhidos. Não sabemos o que realmente a pessoa está sentindo ou quais motivos a levaram a ter tais atitudes. Ás vezes até podemos estar por dentro da sua história, mas nem por isso podemos julgá-la, porque nunca saberemos o que nós faríamos se estivéssemos passando pela mesma situação. Nunca conheceremos profundamente a nós mesmos, o que dirá o próximo.

Independente do seu status profissional, da sua formação ou da quantidade de dinheiro que entra por mês na sua conta, você sempre acabará se tornando igual. A forma como veio ao mundo, a sua partida, o chão que pisa, o ar que respira e a água que bebe são as mesmas usufruídas pelos demais.

Um dos maiores defeitos que uma pessoa pode ter é se achar superior aos outros, sentir-se dona da razão e encher a boca para falar o que bem entende. Tudo que você deseja para o outro um dia retornará, e talvez até em dobro.

Não sou moralista, apenas transcrevo as minhas vivências. Não cito cor, credo, raça ou opção sexual, pois acho que estes tipos de escolhas já deveriam ter sido entendidas há tempos pelas pessoas. O assunto vai e volta há anos na mídia, no balcão do bar e na padaria da esquina. Se você não aceita, tudo bem, mas o seu dever é respeitar. Ta aí uma qualidade pouco encontrada hoje em dia, o respeito pelo outro.

O preconceito é um monstro que nasce, cresce e se engrandece. Cabe a cada um decidir se vai liquidá-lo no primeiro sinal de existência ou alimentá-lo durante toda a vida. Você pode até ser igual, mas serão as suas atitudes que vão torná-lo diferente para o bem ou para o mal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s