A nova rede da fé

Publicado: 01/02/2010 em Redes Sociais
Tags:, , , , ,

Religiões utilizam os recursos oferecidos pela Web 2.0 para propagar sua mensagem aos fiéis.

Site traz mais de cem opções de redes sociais para enviar orações

Se muitas pessoas deixaram de ir à Igreja com a desculpa da falta de tempo, agora é ela que vem de encontro aos fiéis através da Internet. As diferentes religiões descobriram um mesmo meio para enviar sua mensagem sem que os fiéis precisem sair de casa.

Os sites de buscas comprovam o quanto a fé está ganhando espaço no mundo virtual. Para se ter uma ideia deste crescimento, a palavra religião possui uma média de 450 mil buscas mês no Google, sendo que em novembro foram mais de 673 mil pesquisas feitas sobre esta palavra. Seguido de igrejas 450 mil, e oração 250 mil buscas mês, segundo dados do Google AdWords.

O número de conteúdo relacionados a expressão “oração online” ultrapassa um milhão de páginas. São diversos sites que circulam na rede disponibilizando trechos da bíblia, estudo bíblicos, sermões e, principalmente, pedidos de orações e testemunhos.

A oração repercute nas redes sociais

A Ordem dos Agostinianos Recoletos comemorou o Dia dos Santos, que aconteceu no dia 1º de novembro, com o lançamento de um imonográfico trilíngue sobre a oração para aqueles religiosos que desejam rezar e compartilhar seus comentários sobre a fé nas redes sociais.

Disponibilizado em português, inglês e espanhol, o especial “Unidos pela oração” conta com 42 páginas onde é possível encontrar desde preces vocacionais, até orações para momentos especiais. Segundo informações publicadas no site dos agostinianos, “A Internet se tornou um meio privilegiado para a globalização da fé através da oração. Servindo-se das novas tecnologias, a Ordem acredita ser oportuno compartir sua experiência secular sobre a oração com todos os internautas”.

O site oficial da Ordem foi criado em abril de 2008 e desde então recebe e-mails de vários fiéis solicitando orações para as mais diversas situações ocorridas em suas vidas. Mas o grande diferencial do “Unidos pela oração” é disponibilizar a publicação de orações via Facebook e Twitter. Além disso, o usuário do site pode compartilhar as orações com os seus amigos em outras 150 redes sociais.

Site "Papa para você" aproxima fiéis do Papa através das redes sociais

O Vaticano também não ficou de fora das ferramentas ofertadas pela Web 2.0. Neste ano lançou o site “Papa para você” com o intuito de aproximar Bento XVI dos jovens. O site disponibiliza aplicativos para os fiéis receberem informações pelo Facebook e iPhone em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Outra rede social utilizada pelo Vaticano é o YouTube. Atualmente o canal possui aproximadamente 40 vídeos mostrando a rotina papal e já teve mais de um milhão e meio de visitas.

No Orkut são mais de mil comunidades ligadas ao ato de orar. A maioria dos scraps deixados pelos participantes pedem orações, outros testemunham graças alcançadas. A comunidade mais popular é Eu creio na no poder da oração, que possui mais de 99 mil membros. Diariamente os participantes da comunidade pedem intercessão por suas famílias, pela saúde de parentes e amigos e ajuda nos seus relacionamentos.

Na comunidade “Oração”, do grupo IRUEMC (Irmão Unidos em Cristo), os 11 mil membros se revezam 24 horas por dia para receber pedidos de orações e dar aconselhamentos. Além da rede social, o grupo mantém contato através do MSN e via e-mail.

No Twitter existem 20 perfis brasileiros destinados ao assunto oração. O perfil Amigos de Oração, de Olinda, Pernambuco, possui mais de 300 seguidores e em seus twitts divulga os artigos do seu blog e os pedidos de orações, campanhas, dicas de filmes religiosos e projetos on-line e off-line do grupo de orações.

Vendas e contribuições espontâneas

Mas não é só oração que circula na rede, a Internet também é usada na venda de artigos religiosos. Mais do que sites, as empresas que vendem este tipo de produto estão aprendendo a ganhar espaço na Web através de campanha no AdWords.

Atualmente existem dez links patrocinados no Google relacionados à expressão “artigos religiosos”, dois em “fé”, três em “Jesus” e dois em “Deus” ( um deles inclusive é um site de namoro entre evangélicos do Brasil).

Até doações podem ser feitas on-line. No site www.oracaoonline.com os fiéis que estão dispostos a interceder por outras pessoas podem solicitar sua carteira de Intercessor de Oração. Para isso, devem se cadastrar no site, enviar uma foto e uma oferta acima de R$10,00, que, segundo a descrição de pagamento, é revertida para cobrir despesas com correio, confecção das carteiras e com a manutenção do site.

A cada dia a Internet nos surpreende com a sua forma democrática de ser um espaço para divulgação e discussão sobre todas as religiões. Cabe a nós aprendermos a usufruir dela da melhor maneira possível sem desrespeitar a opinião e as crenças de cada um.

Artigo publicado no site Outrolado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s