Google sempre à frente

Publicado: 29/11/2009 em Tecnologia
Tags:, , , ,

Novas ferramentas do Google prometem revolucionar a Web

O Google surpreende com a sua capacidade de inovação contínua. Toda semana são divulgadas notícias nos sites de tecnologia falando sobre as suas novidades.

Google tradutor

O Translate, ferramenta de tradução em 51 idiomas do Google, foi incrementado. A grande novidade é o texto traduzido em tempo real. Enquanto está se digitando o texto a ser traduzido, no campo da tradução, ele já vai aparecendo no idioma escolhido. E mais, quando o idioma escolhido é o inglês, é possível ouvir qual é a forma correta da sua pronuncia.

Google Imagens

A busca de imagens no Google como conhecemos hoje está com os dias contados

A busca por imagens no Google vai mudar. Já está em fase experimental o Image Swirl, ou algo como “redemoinho de imagens”, no Google Labs, onde funciona com 200 mil termos de busca. O Image Swirl agrupa imagens semelhantes e as apresentar como um grande grupo.

Todos os agrupamentos são obtidos por cálculos de algoritmos e para encontrar as imagens parecidas, o Swirl usa a tecnologia Similar Images, desenvolvida pelo próprio Google, e também a Picasa Face Recognition.
Mas o Google ainda não está satisfeito com o resultado. Está em teste uma pesquisa mais gráfica que, de acordo com os especialistas, será o futuro dos sites de busca.

Google Wave

Também em fase de testes está o Google Wave. Conhecido como a revolução do e-mail, ou o seu fim, ele está disponível apenas para as pessoas que recebem convite (algo como era com o Orkut no seu início e está sendo agora com a sua nova interface).

A ideia surgiu através da seguinte pergunta: como seria o e-mail se ele fosse criado hoje? Desta resposta surge o Wave, que em um mesmo lugar tudo que existe de melhor nas ferramentas on-line usadas no nosso dia a dia.

Mas o que ele traz de tão diferente? Mostra o que seus amigos estão digitando em tempo real, sem precisar responder após o envio da sua mensagem; ele não é um software e sim um endereço de url; é possível ver o histórico de uma conversa quando se entra em uma discussão já em andamento através do “playback”; funciona via celular; dá para postar em seu blog sem acessar ele, apenas utilizando o Wave; pode ser usado direto pelo Orkut; um grupo de usuários pode discutir, gerar e alterar um conteúdo; a ferramenta de tradução em tempo real também está lá; entre outras coisas.
Outras funcionalidades estão sendo testadas, mas o que impressiona é a revolução que essa ferramenta vai causar (ela já está causando muito burburinhos).

Vamos aguardar os próximos episódios dessas novas ferramentas e do seu Google. Não se surpreenda mais com o que ele possa inventar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s