Site da campanha disponibiliza wallpapers

Campanha tenta conscientizar motoristas e pedestres

A campanha do novo sinal elaborada pela Prefeitura de Porto Alegre trouxe a tona um problema com o qual convivemos diariamente: a falta de respeito no trânsito. Alguns dizem que o novo sinal está trazendo resultados positivos para a cidade. Outros argumentam que por ser recente a campanha ainda não é de conhecimento de todos, o que causa má interpretação.

Independente das discussões estamos vivenciando uma ação que nos faz refletir sobre a nossa postura no trânsito da cidade. Motoristas e pedestres devem ajudar a construir uma nova cultura na circulação da cidade. Mas sabemos que esta tarefa não será fácil.

Chega a ser vergonhoso ver uma prefeitura investir o dinheiro do contribuinte com uma campanha de conscientização, pois todos deveriam respeitar e ser respeitados espontaneamente.

Esta semana comecei a reparar com mais atenção as atitudes de pedestres e motoristas de Novo Hamburgo. Resultado, uma vergonha. Ao mesmo tempo em que alguns condutores param atrás da faixa quando veem pessoas esperando para atravessar, outros não dão importância e continuam a dirigir, impedindo que a travessia se concretize.

O pior de tudo foi ouvir as buzinadas daqueles que acham o cúmulo ficar parado em uma faixa de segurança sem sinaleira atrás de um motorista consciente que optou por esperar os pedestres atravessarem.

Pedestres esquecem da faixa, assim como os motoristas

Pedestres esquecem da faixa, assim como os motoristas

Descrentes da faixa de segurança, muitos pedestres se arriscam e atravessam a rua em meio aos carros ou ao fluxo. Aquela costumeira “corridinha” pode acabar em atropelamento, mas a pressa e a falta de paciência fazem os riscos desaparecem da mente das pessoas.

Se motoristas profissionais (taxi, ônibus e lotação) e de carros de passeio aderiram à campanha e começaram a respeitar a faixa de segurança em Porto Alegre, não custa nada tentarmos fazer funcionar por aqui. Para quem ainda não conhece o novo sinal, basta parar sobre a faixa de pedestre que não tem sinaleira, esticar o braço e esperar os carros pararem para atravessar com segurança.

Porém, os órgãos públicos também devem fazer a sua parte melhorando a sinalização do trânsito, principalmente nas ruas mais movimentadas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está revitalizando cerca de 20 faixas por dia na Capital. Já em Novo Hamburgo, vemos faixas de segurança em bom estado, mas outras tantas, principalmente nos bairros mais afastados do Centro, mal conseguem ser visualizadas devido à ação do tempo. Cabe a população informar a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), que é responsável pela sinalização da cidade, sobre casos como estes através dos telefones 3594-9267 e/ou 3594-9962.

É aquela velha história, se todos fizerem a sua parte vamos construir um lugar melhor para viver. E, nesse caso, transitar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s