Cuidado com a sua comunicação virtual

Publicado: 07/10/2008 em Opinião
Tags:, , , , , , ,

Nessa semana me deparei com um vírus virtual. Estava eu trabalhando, quando a janela do MSN começou a piscar. Era uma amiga enviando um emotion seguido de um arquivo chamado “Photos”. Não tive nem dúvidas e cliquei, afinal, é comum trocarmos fotos e textos pelo Messenger. Minha ação gerou uma reação incontrolável, o vírus tomou conta do programa e enviou a mesma mensagem que eu havia recebido para todos os meus contatos que estavam on-line.

Alguns amigos que receberam a mensagem vieram me perguntar do que se tratava, outros disseram que não conseguiram abrir e, infelizmente, a minoria clicou no arquivo e acabou na mesma situação que eu.

Desesperada tentei fechar o MSN e não consegui. O vírus era tão poderoso que bloqueou todas as alternativas de fuga que eu tinha em mente. Como nenhum comando funcionava, restou desligar o computador diretamente na CPU.

Enquanto o antivírus procurava o monstro que invadiu meu computador, eu escrevia um e-mail para todos meus amigos os alertando em não abrir o arquivo. Para minha surpresa, uma colega de trabalho falou que duas amigas suas receberam o mesmo vírus pelo Messenger e também mandaram e-mail avisando os seus conhecidos.

A internet revolucionou a nossa vida, trazendo grande auxílio tanto no trabalho, quanto na escola e no lazer, ela tornou-se uma grande aliada do nosso cotidiano. As ferramentas de mensagens instantâneas como o Messenger (MSN), o Y! Messenger, o Orkut, o Google Talk, o e-mail e diversos outros tornaram a comunicação mais rápida e eficiente entre as pessoas.

Apesar de tantas facilidades, essas ferramentas podem trazer muitos transtornos aos usuários desatentos. Ao invadir seu computador, o racker pode pegar informações sigilosas, como arquivos, fotos e até a senha do seu banco (caso você faça transações on-line).

Para tentar evitar esse tipo de transtorno, a primeira coisa que o internauta deve fazer é instalar um antivírus no seu computador e sempre estar o atualizando. Os rackers são muito rápidos, sempre estão lançando novos vírus e estes são cada vez mais poderosos, por isso a atualização é fundamental para a proteção do seu computador.

Outra dica é desconfiar de qualquer link e arquivo que seus amigos passam através destas ferramentas de comunicação instantânea. Antes de abri-lo, bata um papo com ele e pergunte detalhes destas informações. Quando a conversa for muito breve, ou só oferecer um link para você abrir, desconfie imediatamente.

No Orkut é comum recebermos mensagens escritas em inglês, estas, na maioria das vezes, são vírus. No e-mail geralmente os vírus vem camuflados através de falsas premiações ou oferecendo serviços milagrosos. Se o seu anti-spam não marcar essas mensagens como suspeitas, não pense duas vezes antes de delatá-las.

Não precisamos ser grandes conhecedores do mundo da informática e da internet para protegeremos nossos equipamentos. Estes pequenos cuidados podem ser feitos por qualquer internauta e livram você de diversos transtornos e constrangimentos. Também não é necessário gastar dinheiro comprando antivírus, algumas empresas oferecem ferramentas de segurança gratuitas para download. Ao seguir estas dicas você irá garantir uma comunicação virtual mais segura e tranqüila.

Anúncios
comentários
  1. berenice disse:

    Então Daniela. Quem não já passou por um problema parecdo, né mesmo? Estamos todos sujeitos a isto. Bom mesmo é estarmos preparados, informados e com um bom antivírus!

    Abraços

  2. alison disse:

    brigado pelo aviso

  3. nunca tive problemas com vírus até por, além de manterum antivírus tualizado, costumo me atualizar lendo sobre as principais formar de infectar o computador.

    http://clik.to/otherside

  4. Yndye disse:

    Aaa vírus me dá uma raiva tremendaa!!!
    Rrrr… (ahushashaushu)
    Obrigada pelas dicas linda!!

    Gostei do seu blog!!

    Beijo!!

  5. dario disse:

    é horrivel quando acontece isso,ja deu cavalo de troia aqui umas 3 vezes e foi foda pra tirar.Valeu pelas dicas

  6. Anderson Tosatti disse:

    Oi Dani,

    Esse tipo de virus que tu recebeu ja esta se tornando comum pelo Messenger, chegam desde arquivos com nome de “Photos” até outros com nomes estranhos. O que podemos reparar nesses casos é que sempre o arquivo vem em pasta compactada (.zip) e por isso sempre devemos desconfiar ao receber arquivos zipados tanto pelo msn quanto por email, pois nunca se sabe ao certo o que existe dentro de pastas compactadas. Sao comuns também virus por email a respeito de recadastramento de senhas de banco, cpf, titulo de eleitor, do proprio email, orkut, etc e é bom deixar claro que NUNCA informaçoes sigilosas sao solicitadas via email por qualquer tipo de empresa ou orgao publico.
    Um anti-virus hoje em dia é tao importante que se instalado um Windows um pouco mais antigo (sem o Windows Defender), ele ira receber virus apenas pelo fato de se conectar a internet, sem abrir nenhuma pagina, sem receber nenhum email, portanto, antes mesmo de se conectar a internet, devemos ja ter um anti-virus funcionando e atualizado.

    Abraços…

  7. David Cohen disse:

    Vírus de computador realmente é um problema, nos sentimos constantemente inseguros…
    Mas vamos combinar que esses hackers são um bando de nerds desocupados, que deveriam utilizar sua criatividade para algo efetivamente útil. Que falta uma namorada não faz para esses sujeitos.
    O jeito então é nos prevenirmos…

  8. Luiz Almeida disse:

    Se o usuário não ficar esperto, não tem antivírus no mundo que dê jeito ! A lei é universal, vale tanto para nós, brasileiros, quanto para qualquer outro internauta mundo afora … por curiosidade descemos ao inferno, só para saber como é que é, e o hábito de simplesmente ir fazendo isso e aquilo outro e clicando aqui e ali, tipo condicionamento instantâneo e impulsivo, é o principal inimigo que temos na hora de pegar um maldito vírus. Existem mais de 2 milhões e 600 mil vírus por aí, vc sabia ?

    Eu tb já peguei um via msn, o msn de um amigo foi hackeado e o cara ficou mandando problemas para todos da lista de contatos do verdadeiro dono do msn. Foi um caos !

    Muito bacana seu blog, parabéns ! Um abraço !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s