Livro propõe diferentes visões sobre pesquisa científica em comunicação

Publicado: 30/09/2008 em Notícias
Tags:, , , , , , , ,

O grupo Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM), da Unisinos, lança seu segundo livro: Perspectivas Metodológicas em Comunicação: desafios na prática investigativa.

A obra coletiva reúne pós-doutores, doutores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica que contribuíram com textos que propõe diferentes visões sobre metodologia para o campo da pesquisa em Ciências da Comunicação. O prólogo do livro é assinado pelo teórico Jesús Martín-Barbero.

O grupo Processocom, que existe desde 2002, procura formar pesquisadores e a partir de práticas metodológicas alia sabedorias milenares às novas estratégias para contribuir com soluções de históricos problemas sociais e políticos.  

Serviço

Livro: Perspectivas Metodológicas em Comunicação: desafios na prática investigativa
Lançamento: 30 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Saguão da Biblioteca da Unisinos, campus São Leopoldo
No evento, o livro será vendido a preço promocional

Sobre o grupo

O grupo de pesquisa Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização e recepção – PROCESSOCOM trabalha na fundamentação, construção e sistematização de investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas, e mais especificamente, em Comunicação.

Tem como linha central a formação de pesquisadores numa perspectiva transformadora e explora, em termos metodológicos, uma epistemologia crítica que busca articular sabedorias milenares com estratégias inovadoras para a resolução de problemas de relevância social, histórica e política.

Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

O livro

O PROCESSOCOM apresenta seu livro Perspectivas metodológicas em comunicação: desafios na prática investigativa. É a segunda obra, feita por muitas mãos que se entreajudam e se solidarizam para avançar, agora, em reflexões metodológicas relativas ä pesquisa em comunicação a partir de quatro eixos: Transmetodologia, Perspectivas históricas, Cartografia e Desafio empírico do concreto.

Estas problematizações são alimentadas pela práxis de grupo e pelas particularidades das trilhas de investigação de cada um, que se fazem em diferentes níveis de complexidade. Eis uma tecitura feita de múltiplos olhares e que deixa visível o seu processo.  

Os pensamentos revelam a riqueza e a diversidade de preocupações metodológicas que acompanham a caminhada do grupo e de seus integrantes, assim como expressam o seu compromisso transformador. Contribuir para o desenvolvimento da dimensão metodológica na pesquisa comunicacional e socializar essas contribuições é uma das dimensões deste compromisso, que se materializa neste livro. 

Autores

Alberto Efendy Maldonado
Bruno Alencastro
Carmem Rejane Pereira
Cristiane Grings
Daniel Barsi Lopes
Daniela Cristina Machado
Daniela Maria Schmitz
Débora Ertel
Fernanda Guimarães Cruz
Graziela Bianchi
Jiani Adriana Bonin
Lisiane Machado Aguiar
Martina Eva Fischer
Nísia Martins do Rosário
Rafael Tourinho Raymundo
Sabrina Bochi dos Santos
Virgínia Sá Barreto

Texto: Patrícia Spier

Anúncios
comentários
  1. Joice disse:

    muito bacana seu blog
    textos limpos e bem escritos e layout massa
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s