Diariamente vemos viaturas da Guarda Municipal circulando por Novo Hamburgo. A maioria das pessoas sabe que os agentes são responsáveis pelo controle e fiscalização do trânsito. Porém, as atribuições da Guarda são muito mais amplas. Diversas conquistas foram realizadas ao longo dos seus 16 anos e novos projetos estão sendo debatidos e colocados em prática.

Histórico

primeira-turma-da-guarda-1992.jpgA Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi criada no dia 8 de janeiro de 1990 tendo como finalidade proteger os bens, serviços e instalações do poder público municipal, oferecendo segurança à comunidade. Mas somente 1992 foi efetivada a contratação da Guarda, que teve como seu primeiro diretor o Coronel da Polícia Militar da Reserva Antônio Francisco Mesquita Salgado.

Após o processo seletivo realizado em março do mesmo ano, a corporação iniciou o curso de formação dos agentes. No dia 9 de maio de 1992 a Guarda, composta por 180 profissionais, passou a ser empregada nas ruas.

Quatro anos depois, assinou-se um convênio com o Governo do Estado para que a Guarda Municipal passasse a atuar na fiscalização do trânsito na área central da cidade. Assim, liberaram-se os Policiais Militares desta tarefa, que passaram a operar diretamente na segurança pública.

No dia 15 de janeiro de 1997 a Corporação iniciou suas atividades de fiscalização de trânsito e tornou-se referência como a Guarda Municipal mais preparada e equipada do Rio Grande do Sul. Um ano depois, Novo Hamburgo é a primeira cidade do Estado a assumir a municipalização do trânsito.

Foto: Daniela Machado
atual-sede-da-guarda.jpgA Guarda teve sua primeira sede no bairro Rio Branco, tendo passado depois para o Centro Administrativo Leopoldo Petry no bairro Canudos, voltando para o bairro Rio Branco e em 2006 se instalou no antigo Fórum de Novo Hamburgo, localizado na Rua Bento Gonçalves, 606, bairro Pátria Nova, onde permanece até hoje.

Na sede funciona o Cartório de Trânsito, o qual é responsável por cópias autenticadas de Boletim de Acidente de Trânsito e Auto de Infração de Trânsito. Além disso, no local podem ser encaminhados Defesa ou Recurso de Infração de Trânsito.

A Guarda

Atualmente 199 guardas estão em atividade na cidade, sendo 159 homens e 42 mulheres, que orientam, controlam e fiscalizam o trânsito nas vias de sua competência.
A Guarda Municipal possui uma frota de 12 motos e 14 viaturas, que circulam 24 horas por dia na cidade, dispondo ainda de equipamentos e armamento.

carros.jpgA Corporação é responsável por atender toda a rede de ensino municipal, postos de saúde, secretarias, parques, praças e prédios públicos. Além disso, a Guarda participa de operações integradas com a Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Uma equipe de agentes atua conjuntamente com a Secretaria municipal do Meio Ambiente. Os guardas operam também com os Policiais Militares no Centro Operacional Integrado de Vigilância Eletrônica (COIVE), onde existem 19 câmeras eletrônicas que monitoram 52 ruas no Centro da cidade e no bairro Canudos.

Tendo como lema Protetor e Amigo, os guardas participam de cursos de formação, reciclagem e aperfeiçoamento para que possam estar habilitados a auxiliar nas dificuldades da segurança pública.

Educação Preventiva

Desde 1993 a Guarda Municipal trabalha com a questão da educação preventiva nas escolas voltadas à preservação do patrimônio público, meio ambiente e trânsito. Em 2000 formou-se o grupo de teatro Canal Livre. Atualmente o grupo é composto por seis guardas que realizam apresentações em escolas, empresas e entidades sociais, além de participarem das blitz educativas de trânsito.

palestras-e-teatro.jpgComo proposta alternativa para o exercício da cidadania entre as crianças, criou-se a Guarda Mirim. O projeto atende atualmente 38 crianças entre 07 e 12 anos, que se reúnem todos os sábados na sede da Guarda Municipal para ter lições de cidadania, convivência social e disciplina.

“Através da participação na Guarda Mirim, as crianças tomam maior consciência da importância de se ter uma boa conduta no trânsito. Futuramente elas serão bons motoristas e multiplicadores destas ações”, explica a Diretora da Guarda Municipal, Eliane Luiza Schmidt.
O serviço de ouvidoria funciona desde 2006 atendendo a população que pode fazer sugestões e reclamações, além de elogios sobre a atuação da Guarda. A participação da comunidade é feita diretamente na sede ou pelos telefones (51)3524.87.37 e 3524.87.38.

Após o contato, o assunto passado pelo contribuinte é encaminhado para a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (SEMTRAS), que analisa cada caso e o encaminha para a Corregedoria da corporação.

A comunidade também pode agilizar o contato com a Guarda através do telefone 153. Neste caso, a população auxilia o trabalho dos agentes fazendo denúncias de irregularidades, como vandalismo em praças, prédios públicos e no trânsito da cidade.

“Nosso trabalho é voltado para a comunidade hamburguense, por isso sempre que as pessoas entrarem em contato conosco, por mais que a resposta não seja dada de imediato, estaremos averiguando o caso e encaminhando as soluções”, diz o Comandante da Guarda Municipal, Gilberto Virkoski da Silva.

Os projetos para 2008

Diversos projetos estão em discussão e serão postos em prática neste e nos próximos anos. No ano passado, grande parte dos Guardas Municipais participou do curso da Polícia Comunitária na cidade de Santo Ângelo.

blitz.jpgNeste ano, o projeto começou a ser implementado nos bairros Centro e Canudos com o objetivo inicial de reforçar o patrulhamento em horários de picos nas vias de maior fluxo dos bairros. “As patrulhas do bairro Centro e Canudos são nossas células inicias de ação da Polícia Comunitária. Elas ficam em ruas de grande movimentação fazendo o patrulhamento até as 21horas”, descreve a Diretora Eliane.

Até o final de 2008 o reforço se estenderá aos demais bairros da cidade. Segundo a Diretora Eliane, sempre estarão presentes os mesmos guardas “Quando a mesma guarnição é mantida os Guardas acabam reconhecendo as pessoas que residem naquele bairro e criam um vínculo de confiança com elas. Deste modo, quando os moradores observarem alguma irregularidade terão proximidade para buscar auxilio com os agentes”, explica.

A Diretora e o Comandante

A Diretora Eliane Luiza Schmidt, 42 anos, iniciou na Guarda Municipal desde o surgimento da mesma na cidade. Trabalhou no patrulhamento até 2005, quando passou a atuar na diretoria. “A Guarda é a minha família. Sempre gostei desse trabalho e é uma honra participar há 16 anos dessa Corporação”, finaliza.

Foto: Daniela Machado
diretora-eliane-e-comandante-gilberto.jpgHá dois anos Gilberto Virkoski da Silva, 38 anos, é o Comandante da Guarda Municipal de Novo Hamburgo e também integra a corporação há 16 anos “É uma satisfação muito grande estar à frente de uma instituição como essa e comemorar mais um ano de sua atuação na cidade de Novo Hamburgo”.

O Comandante Gilberto se diz muito grato à população hamburguense. “Gostaria de agradecer a parceria da comunidade que sempre colaborou com a realização do nosso trabalho e convida – lá para participar das nossas atividades de aniversario.”

O aniversário de 16 anos

Para comemora o 16° Aniversário da Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi organizado uma semana repleta de atrações. A programação iniciou na segunda-feira e se estende até o sábado. Entre as atividades, está o Tradicional Baile da Guarda Municipal e o Torneio Interno de Futebol de Salão.

Confira programação completa das comemorações de aniversário

Reportagem publicada no site Novo Hamburgo.org

comentários
  1. Sandro Salazar disse:

    Olá colegas Guardas Municipais. Estou a disposição para responder questionamentos sobre a Guarda Municipal de Novo Hamburgo pelo email salazarnh@gmail.com.

  2. CARLOS disse:

    Meus amigos GCM’s da CIDADE DE NOVO HAMBURGO,continuen com esse proficionalismo e dedicação com que voçês exercem na defesa dos cidadãos desta importante CIDADE.Sou GUARDA MUNICIPAL do RIO DE JANEIRO,tenho lido várias matérias nos jornais sobre a atuação de vocês na defesa da população. Gostei muito quando “entrei” na internete e notei que vocês já têm comando próprio,isto é muito importante para o desenvolvimento das nossos instituições. Aqui no RIO DE JANEIRO,ainda somos comandados por CEL PM. Mas já melhorou muito nesses treze anos que estou na GM-RIO. Espero um dia poder visitá-los.Um abraço e muito sucesso, na vida e na carreira de todos vocês.

  3. Sandra disse:

    Gostaría de obter informações da guarda mirim ,sou guarda de minha cidade atualmente responsável pela guarda municipal mirim.Obrigada e um abraço

  4. Sandra disse:

    Gostaría de obter informações sobre a guarda mirim, sou guarda minicipal atualmente responsável pela guarda municipal mirim, trocar idéias é o objetivo.Obrigada e um braço

  5. sou agente de transito na cidade de jacareí, dizem por aqui que esta guarda e uma das melhores do brasil, por aqui ainda falta muita coisa, nos do transito falta quase tudo, uniforme,viatura e um local decednte, a guarda municipal esta um pouco melhor mas assim falta muita coisa. gostaria de saber vocês em novo hamburgo fazem fiscalização de tr\ãnsito. abraços e saudações

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s