Para os católicos a Páscoa é o momento de lembrar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Neste momento, os cristãos refletem sobre o espírito solidário e fraterno de Jesus, que demonstrou o seu amor dando a vida em prol da humanidade.

Foto: Daniela Machado
capela.jpgO Irmão Marista Dionísio Marcos Balestrin, diz que as atividades alusivas a Páscoa iniciam na quinta-feira Santa, dia em que Jesus lavou os pés dos apóstolos e realizou a Última Ceia. Na missa, este mesmo ato é representado pelo padre ao ministrar a cerimônia de lava-pés. “O lava-pés significa a dimensão prática do serviço e da fraternidade. Introduz na Igreja o sacerdócio, o dom da presença e unidade espiritual. Já a instituição da Eucaristia, representa o sacramento do amor e a perpetuidade de Jesus Cristo junto à humanidade”, argumenta.

Na sexta-feira Santa inicia o memento de reflexão dos cristãos, pois foi nesse dia que Jesus enfrentou a dura caminhada rumo ao calvário e morreu crucificado. “No alto da cruz, envolto em um cenário de tristeza incomparável, Jesus Cristo ficou de braços abertos, como se quisesse abraçar a humanidade e dar mais uma demonstração de sua grandeza e divindade”, explica o Irmão.

A beira da morte Jesus proferiu algumas palavras, as quais são lembradas até hoje pelos católicos, como as frases “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem” e “Por que me abandonastes Pai?”

Foto: Daniela Machado
Irmão Dion�sio O sábado de Aleluia representa para os cristãos o fim da tristeza, da decepção e da morte, dando lugar a nova vida. “Significa o fim de todo o sofrimento, que dá lugar ao novo, a vitória da vida sobre a morte”, revela.

No domingo, os católicos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, renovando a sua fé e consolidando a esperança de uma vida nova. “Ele ressuscitou para ser presença viva e permanente na mente e no coração de todos. Jesus Cristo transmite-nos confiança inabalável neste fato real e esperança sem limites neste mistério de fé”, completa o Irmão.

A crença em Deus é constantemente reforçada pela Igreja Católica que, através do evangelho, doutrina seus fiéis a compartilharem a sua vida com Cristo. “Jesus Cristo nos deu a sua sábia e eterna palavra, como semente da verdade, da justiça e do amor.” Os cristãos acreditam que Jesus é a ponte que une o céu com a Terra, Deus com o homem.

Para finalizar, o Irmão Dionísio deixa uma mensagem aos jovens. “Jesus Cristo é o verdadeiro modelo a ser seguido, por isso, alimentem sempre a esperança e acreditem no futuro.”
Texto publicado no site Novohamburgo.org

comentários
  1. nicolas disse:

    e isso e bem legal e inteessante

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s